quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quê?!

Não me pareceu fácil de engolir! Depois de ler e reler o que escrevi na apresentação, senti falta de uma coisa: entender alguma coisa. Portanto, partirei para um método "infalível": fatiar tudo! O primeiro pedaço da fatia será entender que cargas d'água vem a ser processamento de imagens.

Não tem por que não admitir que tive que recorrer ao Wikipedia e reconhecer que ali tem respostas bem relevantes e precisas (ao contrário do que muita gente acredita). Embora o link esteja compartilhado, reproduzirei aqui a parte que achei fácil de entender e que talvez ajude nesses primeiros passos para entender absolutamente... alguma coisa.

"Processamento de imagem é qualquer forma de processamento de dados no qual a entrada e saída são imagens tais como fotografias ou quadros de vídeo". Pronto. O processamento de imagens ainda pode ser dividido em algumas partes como:

1) Pré-processamento: dados brutos para correção de dados geométricos e remoção de ruído.

2) Realce (de contraste): melhorar a qualidade das imagens, o que permite uma clara distinção entre os elementos contidos na imagem. Essa parte me pareceu bastante complexa... Existem vários tipos de realces.

3) Classificação: definem-se as classes dos objetos contidos na imagem.

                                                                    Imagem com Realce

Antes que se pergunte qual será a próxima fatia, adiantarei que não será nada linear... Se possível que saia de uma cartola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário